Lendo e ouvindo a música


Fofas


Desenhos de Jorge Queiroz da Silva

quarta-feira, 3 de março de 2010

Minha era Brasil, na construção civil (II)

Vou aqui fazer referência única a um dos empresários que conheci, mais precisamente nas décadas de final de 60 e início dos anos 70.
O Dr. Roberto Jorge Oakim, sócio-proprietário majoritário da Construtora R.J. Oakim Engenharia era um homem dinâmico e de raciocínio rápido, voltado inteiramente para a construção civil. Não fosse ele um homem liberto de algumas convenções, teria ficado marcado nesse mercado, como o gênio da nova dimensão do mercado imobiliário. Como administrador de empresa não era dos mais detalhistas, pois se fazia presente em sua mesa de trabalho somente após às dezoito horas e normalmente acompanhado de uma equipe que mantinha o seu equilíbrio emocional: uma manicura permanente, um cabeleireiro, um amigo e empresário, Dr. Mário de Oliveira e a sua companheira, que não saía do seu pé.
A parte da noite era eternamente o horário preferido daquele profissional.
Normalmente, atendia aos seus diretores após uma sessão de massagem, corte e pintura de unhas de mãos e pés e de uma descoloração nos cabelos para manter a sua lourice.
Gostava de saber das coisas da empresa, falando ao telefone, recebendo massagem nos cabelos e com os pés encima da sua manicura. Habitualmente me pedia auxílio para ajudá-lo nas suas contas de projeção de negócios. Era um tipo raro, não temia resolver coisas de cabeça. Se por acaso, algum projeto na área de construção fosse colocado em suas mãos, rapidamente respondia: - aqui nesta planta podemos projetar dois edifícios de apartamentos de um, dois ou três quartos, com uma área útil de tantos metros quadrados.
Mas no entanto, para fazer contas de dois mais um, sempre me chamava para ajudá-lo e para se desculpar me dizia que já estava muito além daquelas somas, pois não sabia mais fazê-las.
Não será necessário dizer que a empresa passou a ser concordatária e logo após, teve a sua falência decretada.
Foi uma pena, porque uma construtora que tinha todas as bases técnicas para se fixar no mercado imobiliário, não poderia ter sido levada a uma situação de falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário