Lendo e ouvindo a música


Fofas


Desenhos de Jorge Queiroz da Silva

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Lobo Mau colocou o Chapeuzinho Vermelho na cabeça e vai comer a Vovó !

Falta-me agora somente esclarecer para vocês, quem será o nosso “lobo mau”, nessa história de apagão.
Vou tentar enumerar várias opções,deixando a gosto de vocês, se fazerem presentes na leitura e por votação, elegerem quem será o maquiavélico causador de tantas discussões, que até agora não esclareceram para mim, a quem culpar.
Uma coisa eu posso lhes garantir.
Já vi um episódio como esse, de um grande “lobo mau” de um APAGÃO constante, que se fazia presente em algumas cidades do interior da nossa linda Belo Horizonte.
Levamos muito tempo para identificá-lo, sobretudo porque o tal black-out se fazia sempre presente e constantemente, em cidades já progressivas, como VESPASIANO, SANTA LUZIA, E LAGOA SANTA.
O que me fez lembrar esse episódio de falta de energia, foi a minha estada como funcionário na Soeicom, indústria cimenteira.
Em todas as vezes que íamos dar a partida para o funcionamento da fábrica instalada entre aqueles três municípios, acontecia o apagão.
Até chegarmos ao principal causador daquele nobre e vil acontecimento que não valorizava de maneira alguma o custo do enorme investimento econômico iniciado no ano de 1974 , no progressista estado de MINAS GERAIS, foi terrível.
Já por duas vezes tinha queimado os nossos transformadores energéticos, dentro das instalações da grande subestação que havia sido estudada e até autorizada pela CEMIG, dentro de todos os parâmetros técnicos requeridos desde o início da década.
Vejam vocês, seria a empresa estatal, o nosso primeiro “LOBO MAU” da história do APAGAO?
Eles diziam que não e nós já estávamos até com dificuldades para recebermos o dinheiro do prêmio de seguro, pois pela segunda vez o transformador queimou dentro da subestação de força da fábrica.
O custo não era barato, nem de fácil reposição, significando um valor em torno de cinco milhões de dólares.
Aquele acidente se repetia todas as vezes que íamos ligar a nossa fabrica para fabricação do nosso cimento, até então um estreante na economia nacional.
Aquele quadro nos impressionava, pois em todos os momentos que dávamos a partida na fábrica, desligavam-se totalmente as luzes em VESPASIANO, o que representava milhares de moradores e outras indústrias sem energia.
Penso se o LOBO MAU,seria aquela inocente Cidade...
Chegamos a pensar que havia qualquer sabotagem industrial, mas não tivemos certeza.
Fomos então informados que os estudos haviam sido feitos de forma errônea, pois o KWA da região tinha sido aplicado de forma incorreta o que gerou um estreitamento naquelas ligações.
Somente nesse momento as coisas se esclareceram, pois fazendo os ajustes de cálculos chegamos a ter uma idéia mais clara.
Assim pudemos correr atrás do LOBO MAU, sem analisar de forma nenhuma, um problema técnico, como sendo um problema político.
E assim ficamos na certeza, de que não se faz presente nenhuma causa que possa eventualmente fazer pensar que o Brasil, levou mais de quinhentos anos para dar proteção a sua VOVOZINHA.
Percebeu, Ministra Dilma?

(Jorge Queiroz - novembro/2009)

Fonte da imagem: brasillivreedemocrata.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário